segunda-feira, 12 de março de 2012

0

Lições à mesa indiana (1)





À medida que as manhãs foram se sucedendo, hotéis e restaurantes também, fomos listando algumas curiosidades que chamaram nossa atenção e tirando lições da mesa indiana.


Lição 1:

O “breakpast” indiano oferece diversos pratos e vale como um almoço, em geral bastante acondimentado: a pimenta na Índia desperta cedo, se é que adormece. Embora haja variações regionais, nos estados do Sul - em especial no Tamil Nadu - a base é praticamente a mesma: o popularíssimo sambhar (caldo de lentilha apimentado com legumes); idly (bolinho de arroz cozido a vapor, achatado); vada (rosquinhas fritas de lentilha); dhosa (panqueca de arroz com batata apimentada); pongal (arroz cozido com leite; há dois tipos: o doce, sakarai pongal, e o picante, ven pongal). Dois tipos de pães disputam o primeiro lugar à mesa: o chapati (pão achatado feito com farinha de trigo integral e cozido na chapa: pode levar açúcar, manteiga, óleo e sal); e o naan (pão achatado, assado em fornos especiais chamados tandoors - preparado puro ou recheado com batata, lentilha, queijo, carne, nozes etc). Apesar da abundância de frutas na Índia - sobretudo manga, banana, mamão – elas raramente estão presentes à mesa. O mesmo vale para o suco: quando servido, é aguado, açucarado e tem gosto artificial. O coco, encontrado com fartura nas regiões costeiras do Sul da Índia, é muito usado em curries - feitos com folhas de caril, de onde o nome - e chutneys (molhos apimentados), mas está sobretudo presente nos templos: ele é quebrado e oferecido a Ganesha e às deusas. Quebrar cocos remove obstáculos. Além de trazer sorte: ao adquirirem um carro ou uma casa nova, os indianos costumam quebrar coco sobre eles, lavando-os com a água que sai de dentro.

A geleia é sempre a mesma, pelo menos no corante vermelho, no grude e no sabor: ficamos a nos perguntar se um fabricante não detém o monopólio de geleia na Índia. Torradas às vezes já vem com manteiga. Destaque para o iogurte (curd) e o lassi (bebida à base de iogurte com diferentes sabores de frutas ou especiarias), em geral cobrados à parte, absolutamente irresistíveis. A eles adicionamos diariamente granola, cujo estoque volumoso levamos na bagagem. Um reforço à mesa nunca é demais. Sobretudo  na Índia.

Sambhar



Iddly
Sakarai Pongal (pongal doce)
Vada
 
Plain naan

Lassis de banana e manga
Oferendas com bananas e cocos

Nenhum comentário: