quarta-feira, 11 de abril de 2012

4

Gotas da Índia





Na Índia, embora o hindi e o inglês sejam as línguas oficiais, existem nada menos do que vinte e uma línguas regionais, as quais predominam em suas respectivas regiões, com estatuto de língua oficial. Por exemplo, em Chennai se fala tâmil; em Kerala, malaiala; em Mumbai, marata; em Calcutá bengali; e por aí vai... Ou seja, a Índia conta ao todo vinte e três línguas oficiais – vinte e três! – muitas delas com sistema de escrita próprio. Na maioria das escolas, o sãnscrito, língua da religião hindú, é dado. Como se tal diversidade não bastasse, há mais de quatrocentos dialetos; sem esquecer, é claro, que em Goa se fala um pouco de português, em Pondichérry, de francês: a Índia é um saco de línguas, quase uma torre de Babel. 

Por isso, antes de falar da Índia, é bom saber que língua a gente está falando, para não morder a própria língua. No mínimo, não passa por linguarudo. Alguém tem dúvida de que a Índia não existe? Basta ouvir as Índias...


Sinalização em Nova Delhi: hindi, inglês, punjabi e urdu
Minha vida é minha mensagem - M. K. Gandhi
Panaji, estado de Goa
Pondichérry, estado do Tamil Nadu
"Dirija com calma e cautela": alguém adivinha? - Chittorgarh, estado do Rajasthan
Encabeçando a lista: hindi, kannada, tâmil, télugo e malaiala


4 comentários:

Rohit disse...

Audio Guides available in
Hindi
Kannada
Tamil
Telegu
Malyalam
English
Francaise
Deutsch
Italiano
Espanol

Rohit disse...

Existem diferentes tipos de pessoas no mundo, etnia diferente falando línguas diferentes ... não importa como se fala, como se escreve e como se expressa, o que realmente importa é o fato de que as pessoas devem entender uns aos outros através da linguagem do amor e carinho .. Amor e polidez deve ser a língua franca .. É sempre orgulho de dizer que se fala tantas línguas, mas se uma pessoa não entende doçura e carinho enquanto ele fala, ele não é melhor que um cão a ladrar ... Ele é inútil ..

Abraços para todos os leitores do blog!

Rohit

dani cor de rosa disse...

Lindo o comentário do Rohit.

A gente acha que o Brasil é um pais acolhedor, miscigenado, que aceita bem as diferença. Pois é, não estamos sozinhos. Em toda sua confusão e contradoções, a India nos é companheira nessa jornada.

Viva o saco de línguas!
Viva a diversidade da igualdade tao bem evidenciada e vivida na India!

dani cor de rosa disse...

PS - incríveis as fotos das placas. Amei.